Como controlar a ansiedade – dicas infaliveis

como controlar a ansiedade

Para a maioria das pessoas que tentam perder peso, saber como controlar a ansiedade, seria o mesmo que descobrir a formula secreta para o emagrecimento, isso porque, elas simplesmente não conseguem fazer dietas e descontrolam o regime, e põe a culpa na ansiedade. De fato a ansiedade pode prejudicar a dieta por fatores internos e externos. Não vamos detalhar aqui esses fatores, por que não é o nosso objetivo, pois o que importa e descobrir um meio de controlar a ansiedade e amenizar os maus causados por esse distúrbio.

O problema da ansiedade pode ser bastante complexo, cada caso pode ter implicações diferentes, entre tanto, a maioria é de cunho emocional, e é para esses casos que podemos recomendar uma serie de dicas que vão se não acabar totalmente com o problema, mas vai amenizar bastante esse mal.

Dicas como controlar a ansiedade

Evite bebidas alcoólicas e cafeinas, estas substancias agravam ainda mais a ansiedade, substitua essas bebidas por chás, principalmente os relaxantes, como a chá de Camomila.

1. Assista filmes.

como controlar a ansiedade.1 jpg
Em seu blog, “Psicoterapia e Mindfulness“, o psicólogo Eliseu Goldstein explica que podemos praticar a atenção plena e aliviar a ansiedade, fornecendo alguma distração, e distanciando nossos pensamentos rotineiros. Dessa forma, podemos sentar-se com um saco de pipoca e se divertir com um bom filme. O mais importante é, se envolver com a historia, e assim se distanciar um pouco do mundo real.

Controle à respiração.

como controlar a ansiedade.3 jpg
Para você que quer saber como controlar a ansiedade, é essencial também saber como controlar a respiração.

Aqui segue 2 técnicas, para controle da respiração,
A primeira segue consiste em estabilizar a respiração ao nível normal,

1 Comece suave e lentamente a inalar uma quantidade normal de ar pelo nariz, enchendo seus pulmões (Seu estômago vai expandir, enquanto o tórax superior permanece firme.)
2 Expire facilmente(solte o ar suavemente).

A segunda técnica, certamente você vai usar sempre que quiser saber como controlar a ansiedade.

1 Sente-se confortavelmente.
Dê uma longa e profunda respiração enchendo seu pulmões, e expire lentamente, faça isso dizendo a palavra “relaxe” em silêncio.

2 Feche os olhos.
Faça 10 respirações, comece a executar respirações naturais, e segue aumentando a respirações a níveis que encham cada vez mais os pulmões. Comece a contagem de forma regressiva, começando com “dez”.
Enquanto você pratica esse exercício confortavelmente, imagine todas as suas tensões, e seus problemas, se exalando, virando poeira sumindo.
Quando você chegar a “um” abra os olhos novamente.
Continue esse padrão de respiração suave com uma atitude relaxada, concentrando-se preenchendo todo o seus pulmões.

Utilize âncoras visuais.

como controlar a ansiedade.2 jpg
Uma excelente terapia são as ancoras visuais, ou seja a arte de observar as coisas, observar atentamente pequenos detalhes, mas isso não consiste em observar qualquer coisa. Mas como controlar a ansiedade observando as coisas?
Procure um lugar tranquilo, principalmente ambientes naturais, se tiver água melhor ainda, se atente às coisas que estão a sua volta. Procure observar um pássaro, algum inseto formigas, veja seus movimentos acompanhe sua trajetória, aposto que vai gostar disso, e vai perceber o quanto a natureza é perfeita, e de quebra vai aliviar bastante a sua ansiedade.

Como controlar a ansiedade exercitando-se.

Todas as dicas aqui descritas têm grande validade no tratamento para acabar com a ansiedade, mas o exercício físico é sem duvida o mais eficaz deles.
Andar de bike, Caminhada, danças, não importa o que você faz, contanto que você se mexa.
O exercício é um tratamento excelente, pois pode ser realizado em casa, e tem grande potencial no tratamento, tanto quanto, alguns antidepressivos químicos, com uma larga vantagem de ser super saudável e contribuir muito com sua dieta para perder peso.
As pessoas pensam que o exercício é importante apenas para a saúde física. Mas o exercício é um tratamento indispensável para a saúde mental, uma vez que regula os hormônios que podem causar ansiedade, queima hormônios do estresse, libera a energia não utilizada, e muito mais.

 

Desafio conseguir RESULTADO de 1 ano de academia!  Em 8 semanas - Inscreva-se 

Sérgio Ramos

Formado em pedagogia, especialista em reeducação alimentar, blogueiro apaixonado por marketing digital.

Website: http://receitasmilagrosas.com

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *