Pitaya – a fruta que emagrece e trás vários benefícios a saúde

Pitaya ou pitaia, é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos epífitos, principalmente do Mandacarú nativo da Caatinga nordestina, mas também pode ser encontrado em regiões da América do Sul e também cultivadas em Israel e na China . O termo pitaya significa fruta escamosa, também sendo chamada de fruta-dragão em algumas línguas, como o inglês. Como a planta só floresce pela noite (com pequenas flores brancas) são também chamadas de Flor-da-Noite ou Dama da Lua.

As maravilhosas propriedades da fruta pitaya

Deliciosa, com sua carne de rosas brilhantes, excelente antioxidante. Rejuvenescedora, emagrecedora, desintoxicante e muito mais. Um dos benefícios da pitaya envolve emagrecer, mas a fruta tem outros benefícios relacionados ao seu poder antioxidante.

pitaya

A pitaya, também conhecida como fruta do dragão, por causa da casca irregular e dos gomos escamosos, nasce de um tipo de cacto da família dos Cactos pifitos, e inicia o seu período de safra em dezembro no Brasil. 

Os benefícios da pitaya incluem:

  • Proteger as células do organismo, pois a casca deste fruto é rica em polifenóis que são antioxidantes;
  • Ajudar na digestão devido à presença de sementes na polpa;
  • Combater doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3;
  • Regular o intestino pois tem oligossacarídeos.

Além destes benefícios, a pitaya serve para emagrecer porque quando consumida gera uma ação termogênica, que vai acelerar o metabolismo, ajudando assim a eliminar gorduras e também controlar o apetite. A pitaya tem também uma substância chamada de tiramina, que ativa um hormônio no organismo chamado glucagon, estimulando o próprio corpo a utilizar as reservas de açúcar e gordura e transformá-las em energia.

Como comer pitaya

A fruta pode ser consumida ao natural, ou a polpa da pitaya, também em saladas, assim como processada como refresco, geleias ou doces. A polpa pode também ser utilizada para variadas preparações como: iogurtes, tortas, sucos, doces e sorvetes. Tatiana Zanin (Nutricionista)

Em breve uma deliciosa receita com esse fruto maravilhoso 😛 !!!

Desafio conseguir RESULTADO de 1 ano de academia!  Em 8 semanas - Inscreva-se 

Sérgio Ramos

Formado em pedagogia, especialista em reeducação alimentar, blogueiro apaixonado por marketing digital.

Website: http://receitasmilagrosas.com

    1 Comentário

    1. Nilza duarte

      Poço comer a casca ou fazer suco com as casca da pitaya?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *