Dieta da sopa – perca ate 9 quilo por semana
A dieta da sopa, uma das mais populares, é conhecida pelo seu poder de desintoxicação. Utilizada por pessoas que pretendem perder peso de forma fácil e
rápida, a dieta se propõe a uma eliminação de cerca de 5 a 9kg por semana, independente da quantidade de sopa consumida.
Basicamente, a dieta da sopa ajuda a controlar a temperatura corporal e a diminuir a sensação de fome. Uma sopa a base de legumes e verduras, ricos em fibras, vitaminas e sais minerais, é o prato base desta dieta, devendo ser consumida obrigatoriamente, durante o período dos 7 dias da dieta. A quantidade consumida pode variar de acordo com a aceitação da pessoa.
Hipocalórica, a dieta da sopa apresenta baixas quantidades dos macronutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras. Entretanto, contém alguns micronutrientes como: fibras, algumas vitaminas e alguns minerais, provenientes das verduras, legumes e frutas consumidas na dieta.
Ingredientes para a sopa especial e milagrosa
2 Folhas de louro
1 Berinjela
1 Nabo
2 Maços (molhos) de cheiro verde
2 Maços (molhos) de agrião
2 Pimentões
1 Repolho grande
3 Tomates
1 Aipo
2 Cenouras
2 Caldos de carne
3 dentes de alho
2 Cebolas
sal e pimenta a gosto
Veja o vídeo de como preparar a dieta da sopa
Cardápio semanal da dieta da sopa:
1º dia – todos os frutos (exceto bananas) e a sopa especial. Pode comer toda a quantidade que quiser da sopa especial e de fruta (o melão á especialmente indicado, pelo baixo valor calórico).
2º dia – todos os vegetais (exceto ervilhas, milho e feijão) e a sopa especial. Pode comer toda a quantidade que quiser de sopa especial e de vegetais.
3º dia – todos os frutos e vegetais (exceto os não aconselhados nos dias anteriores) e a sopa especial. Pode comer toda a quantidade que quiser da sopa especial, vegetais e frutos.
4º dia – coma até 8 bananas e até 8 copos de leite, e toda a sopa especial que quiser.
5º dia – Coma até 6 tomates e até 400 g de bife e toda a sopa especial que quiser. Tente beber, pelo menos, 8 copos de água durante este dia, para limpar o seu sistema de todos os ácidos.
6º dia – Coma toda a quantidade de carne que lhe apetecer, e todos os vegetais que quiser (exceto batatas). Coma toda a sopa especial que quiser.
7º dia – Coma arroz integral, vegetais, fruta, sumos de fruta (sem açúcar) e a sopa especial na
quantidade que desejar.
Pontos negativos da dieta da sopa
Devido à baixa ingestão de leites e derivados, o consumo de cálcio é inferior ao recomendado pelas IDR (ingestão diária recomendada), visto que, uma das melhores fontes deste micronutriente, o leite, só pode ser consumido em apenas um dia da dieta da sopa. O cálcio é fundamental para uma série de ações do organismo e deve ter um consumo diário, uma vez que o corpo não é capaz de armazená-lo como reserva por um período mais longo de tempo.
Outro mineral que se apresenta em deficiência nesta dieta é o ferro, presente em grande quantidade nas carnes vermelhas, consumidas apenas durante dois dias da dieta. Tanto o ferro como o cálcio podem ser encontrados, também, nos vegetais de cor verde escura, porém, a absorção pelo organismo destes micronutrientes provenientes destes outros alimentos é bem inferior do que os da carne e dos leites e derivados, respectivamente.
O baixo consumo de proteínas de alto valor biológico (carnes vermelhas, peixes e frangos), capazes de fornecer ao organismo aminoácidos essenciais, fundamentais para reparação de tecidos e a manutenção da homeostase do organismo, também pode ocasionar alterações importantes com o seguimento estrito da dieta.
Devido a sua baixa oferta energética, a dieta da sopa pode levar a uma rápida perda de peso, porém se o individuo não criar hábitos saudáveis de alimentação, e exercícios físicos, o seu peso não será mantido, podendo desta forma, o chamado efeito sanfona.
Além disso, dietas como a dieta da sopa, são pouco variadas, o que torna a alimentação monótona e sem graça. Vale ressaltar que ela não ensina hábitos alimentares saudáveis, fundamentais para o controle de peso permanente.
Desta forma, podemos afirmar que a alternativa mais segura e confiável para emagrecer de forma lenta, porém, permanente, é a educação alimentar associada à prática regular de atividade física.
Conheça aqui um jeito novo de emagrecer com saúde (Resultados imediatos)
16 Comentários