Dieta da sopa – perca ate 9 quilo por semana

A dieta da sopa, uma das mais populares, é conhecida pelo seu poder de desintoxicação. Utilizada por pessoas que pretendem perder peso de forma fácil e
rápida, a dieta se propõe a uma eliminação de cerca de 5 a 9kg por semana, independente da quantidade de sopa consumida.

dieta da sopaBasicamente, a dieta da sopa ajuda a controlar a temperatura corporal e a diminuir a sensação de fome. Uma sopa a base de legumes e verduras, ricos em fibras, vitaminas e sais minerais, é o prato base desta dieta, devendo ser consumida obrigatoriamente, durante o período dos 7 dias da dieta. A quantidade consumida pode variar de acordo com a aceitação da pessoa.

Hipocalórica, a dieta da sopa apresenta baixas quantidades dos macronutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras. Entretanto, contém alguns micronutrientes como: fibras, algumas vitaminas e alguns minerais, provenientes das verduras, legumes e frutas consumidas na dieta.

Ingredientes para a sopa especial e milagrosa

2 Folhas de louro

1 Berinjela

1 Nabo

2 Maços (molhos) de cheiro verde 

2 Maços (molhos) de agrião

2 Pimentões

1 Repolho grande

3 Tomates

1 Aipo

2 Cenouras

2 Caldos de carne

3 dentes de alho

2 Cebolas

sal e pimenta a gosto

Veja o vídeo de como preparar a dieta da sopa

 

Cardápio semanal da dieta da sopa:

1º dia – todos os frutos (exceto bananas) e a sopa especial. Pode comer toda a quantidade que quiser da sopa especial e de fruta (o melão á especialmente indicado, pelo baixo valor calórico).

2º dia – todos os vegetais (exceto ervilhas, milho e feijão) e a sopa especial. Pode comer toda a quantidade que quiser de sopa especial e de vegetais.

3º dia – todos os frutos e vegetais (exceto os não aconselhados nos dias anteriores) e a sopa especial. Pode comer toda a quantidade que quiser da sopa especial, vegetais e frutos.

4º dia – coma até 8 bananas e até 8 copos de leite, e toda a sopa especial que quiser.

5º dia – Coma até 6 tomates e até 400 g de bife e toda a sopa especial que quiser. Tente beber, pelo menos, 8 copos de água durante este dia, para limpar o seu sistema de todos os ácidos.

6º dia – Coma toda a quantidade de carne que lhe apetecer, e todos os vegetais que quiser (exceto batatas). Coma toda a sopa especial que quiser.

7º dia – Coma arroz integral, vegetais, fruta, sumos de fruta (sem açúcar) e a sopa especial na
quantidade que desejar.

 

 Pontos negativos da dieta da sopa

Devido à baixa ingestão de leites e derivados, o consumo de cálcio é inferior ao recomendado pelas IDR (ingestão diária recomendada), visto que, uma das melhores fontes deste micronutriente, o leite, só pode ser consumido em apenas um dia da dieta da sopa. O cálcio é fundamental para uma série de ações do organismo e deve ter um consumo diário, uma vez que o corpo não é capaz de armazená-lo como reserva por um período mais longo de tempo.

Outro mineral que se apresenta em deficiência nesta dieta é o ferro, presente em grande quantidade nas carnes vermelhas, consumidas apenas durante dois dias da dieta. Tanto o ferro como o cálcio podem ser encontrados, também, nos vegetais de cor verde escura, porém, a absorção pelo organismo destes micronutrientes provenientes destes outros alimentos é bem inferior do que os da carne e dos leites e derivados, respectivamente.

O baixo consumo de proteínas de alto valor biológico (carnes vermelhas, peixes e frangos), capazes de fornecer ao organismo aminoácidos essenciais, fundamentais para reparação de tecidos e a manutenção da homeostase do organismo, também pode ocasionar alterações importantes com o seguimento estrito da dieta.

Devido a sua baixa oferta energética, a dieta da sopa pode levar a uma rápida perda de peso, porém se o individuo não criar hábitos saudáveis de alimentação, e exercícios físicos, o seu peso não será mantido, podendo desta forma, o chamado efeito sanfona.

Além disso, dietas como a dieta da sopa, são pouco variadas, o que torna a alimentação monótona e sem graça. Vale ressaltar que ela não ensina hábitos alimentares saudáveis, fundamentais para o controle de peso permanente.

Desta forma, podemos afirmar que a alternativa mais segura e confiável para emagrecer de forma lenta, porém, permanente, é a educação alimentar associada à prática regular de atividade física. 

Conheça aqui um jeito novo de emagrecer com saúde (Resultados imediatos) 

BAIXE AGORA Sucos Emagrecedores  

Sérgio Ramos

Formado em pedagogia, especialista em reeducação alimentar, blogueiro apaixonado por marketing digital.

Website: https://receitasmilagrosas.com

16 Comentários

  1. Maria arlete Tavares Lisboa

    Boa noite dr, quantas refeições devemos ter por dia para uma reeducação alimentar? e quantos litros de água devemos beber?

    • Opa! Legal sua pergunta Maria Arlete, olha o ideal é que se faça de 5 a 6 refeições diárias, entretanto, a reeducação se faz, mudando seus hábitos alimentares, consumindo alimentos saudáveis,evite os processados, frituras, açucares, etc, quanto a água, tente beber pelo menos 2 litros por dia, pode complementar essa quantidade bebendo outros líquidos, sucos naturais de preferência sem açúcar, certo minha querida, espero ter ajudado.

  2. Beatriz Gonçalves

    Posso só comer a sopa, nas 5 refeições do dia?

  3. Bom dia! Já fiz a dieta da sopa e perdi 5 kg. Vou fazer novamente. O chato é que no quarto dia você não aguenta mais sentir o cheiro. Enjoa! Muito boa…
    Tenho uma dúvida: Posso tomar suco detox todos os dias ou fazer a cura do limão em jejum?
    Só para finalizar… o ponto ruim da dieta foi que tive dor de cabeça todos os dias antes de ir dormir.

    • Bom dia Joice, realmente a dieta da sopa é muito boa, porem para não enjoar você pode fazer durante uma semana e ficar 2 dias sem fazer, nesse intervalo consuma alimentos leves, e tome bastante líquidos, já ouvir muitos relatos de pessoas que começaram uma reeducação alimentar e sentiram dor de cabeça, embora isso aparentemente seja normal, essa dor não deve durar muito se isso acontecer, procure uma nutricionista. E sim o suco detox pode ser tomado todos os dias, e a dieta do limão sempre em jejum.

      • Ana Cláudia

        Gostaria de saber o que pode ser consumido no café da manhã.

  4. Susana raquel

    Pode me dizer os ingredientes em português?

  5. TAÍSE

    Bom dia.Se possível informar uma listagem de frutas e vegetais menos calóricos que podemos comer a vontade sem peso na consciência. Comecei a dieta hoje,mas estou com medo de comer as frutas,pois sei que ela possuem uma grande quantidade de glicose (vegetais tbm).

    • Realmente a maioria das frutas possuem uma açúcar chamado de frutose, esse açúcar é um carboidrato simples, e de fácil metabolização, portanto, não é legal para quem esta querendo emagrecer. Mas então Taise, gostei da sugestão esse será o nosso tema para o próximo artigo, “As principais frutas para auxiliar o emagrecimento”

  6. Antonia Teixeira

    Comecei hoje a fazera dieta da sopa espero conseguir.

  7. Almerinda

    Estou no 6 dia desta dieta mas ainda não notei diminuição de peso, é normal?? Cumpri à risca a sugestão do menu…

  8. dilza

    posso substituir algum alimento da sopa por outro parecido, ou deixar de colocar algum que nao tiver no momento?

  9. Camila

    Olá Sérigo,

    peço humildemente que você procure algumas informações sobre a fixação que o nosso corpo faz do cálcio que provém do leite e de derivados x o cálcio que encontramos nas folhas verdes, não é bem assim. Também, da necessidade de ingerir proteínas de alto valor biológico (carnes, etc). Essa necessidade não existe, pois podemos encontrar nos vegetais todas as proteínas necessárias para nós (assim como o ferro!). Aliás alguns vegetais apresentam mais proteínas do que a carne por grama ingerida. Atualmente muitas pessoas vivem perfeitamente sem o consumo de carne, leite e derivados, desde que com o acompanhamento de um bom nutricionista 🙂 Eu mesma não consumo carne a 8 anos e faço atividades de alto rendimento e tenho bastante músculo. Mas é super importante realmente destacar que esta sopa realmente tem baixo cálcio, ferro e proteína! Só que a pessoas podem encontrar essas coisas também nos vegetais ^^
    A sopa parece ótima! Abraço!

  10. Nadia

    Eu comecei hoje, só que eu coloquei extrato de tomate, 2 latas e ficou bem azedinha😛 mais vamos ver daqui até 7 dias o que acontece😙

  11. Daniele

    Olá, gostaria de saber quantas vezes ao dia pode tomar a sopa. Espero a resposta!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *